Eleições 2014

Voto por biometria não terá alterações no segundo turno

Marilice Daronco

O primeiro turno das eleições, no último dia, 5 foi marcado por uma série de problemas de identificação dos eleitores na maioria das 15 cidades da região que estrearam o sistema de voto biométrico. Os atrasos foram por conta da demora no reconhecimento das digitais das pessoas. Algumas não conseguiram usar a biometria porque ultrapassaram as oito tentativas. Apesar disso, para o segundo turno, no próximo dia 26, não haverá mudanças no sistema que segue sendo a grande aposta para trazer mais agilidade ao voto.

No segundo turno, 40.173 eleitores de cidades que têm entre 2 e 14 mil habitantes voltarão a ser identificados pela biometria. O sistema será adotado, novamente, em Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Formigueiro, Itaara, Itacurubi, Ivorá, Jari, Quevedos, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, Santa Margarida do Sul, Silveira Martins, Toropi, Unistalda e Vila Nova do Sul.

_ Não haverá nenhuma alteração. Qualquer mudança só pode ocorrer de uma votação para a outra, mas nunca entre dois turnos. Não há tempo hábil para adequações. Além disso, no segundo turno, os mesários já terão mais prática com a biometria, porque foram pegando o jeito no decorrer da votação. Na verdade, os próprios eleitores já estarão mais acostumados. Isso deve ajudar _ afirma o chefe do cartório da 135ª Zona Eleitoral, Vinícius Teixeira.

Sem mudanças, serão mantidas as oito tentativas obrigatórias para identificação. Após esgotadas essas tentativas, o presidente da mesa usa a própria digital para liberar a votação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Unificação do PIS e da Cofins poderá sair depois das eleições presidenciais

Próximo

Seguro-desemprego será requerido pela internet a partir do ano que vem

Política